Apoiados por Inteligência Artificial

Desde o início a Expedita tem nos seus membros seniores um forte conhecimento sobre Inteligência Artificial (IA), sendo alguns licenciados nesta área, dotados de mestrado em Inteligência Artificial Distribuída ou em Investigação Operacional.

Fruto deste conhecimento, a concepção dos nossos produtos sempre incorporou conceitos como Representação de Conhecimento, Raciocínio Automático ou Conteúdo Semântico.

REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

Todas as nossas soluções incluem um mecanismo de representação semântica, aplicada nos principais conceitos, desenhada com base numa mistura de teorias sobre redes semânticas, redes neuronais e representações baseada em enquadramentos.

Esse armazenamento avançado da informação permite que nossas soluções utilizem conhecimento não explícito e infiram relações que não se encontram explicitamente representadas.

RACIOCÍNIO AUTOMÁTICO

Pesquisa Heurística, Propagação de Restrições, "Spreading Activation", são apenas alguns exemplos de teorias de raciocínio automático, desenvolvidas dentro da Inteligência Artificial, que foram aplicadas para resolver requisitos específicas dos projectos em que estivemos envolvidos.

Inteligência Artificial é uma área muito ampla de pesquisa e abrange um conjunto muito diversificado de problemas do dia-a-dia. Acompanhar as teorias e ferramentas que vão surgindo nesta área, e estar consciente da sua aplicabilidade, permite-nos utilizar algoritmos ou estratégias fora do comum para resolver necessidades específicas dos nossos clientes, sempre após uma avaliação adequada do seu estado de arte.

RESULTADOS PRÁTICOS

Com base nestas técnicas, conseguimos implementar soluções inovadoras para os nossos clientes ou no contexto de projectos de investigação da UE.

A título de exemplos podemos começar por mencionar a solução de Pacotes Dinâmicos ("Dynamic-packaging") da Porto Santo Line que foi disponibilizado no seu site durante o ano 2000, quatro anos antes da Phocuswright identificar esses recursos como uma tecnologia emergente.

Outro exemplo interessante foi o sistema de aconselhamento online da Cooperativa Agrícola do Funchal, que ajudava os seus clientes a identificar o melhor tratamento para qualquer cultura afectada por uma doença ou, em um raciocínio inverso, onde aplicar produtos previamente comprados no contexto das plantações actuais.

Uma solução que foi aprofundada no contexto de um projeto europeu "Regions of Knowledge" (TOUREG), onde uma solução semelhante (o Mapa Tecnológico) foi criado para ajudar as empresas de turismo a identificar possíveis tecnologias que resolvessem os seus problemas e desafios atuais, assim como as soluções comerciais existente e fornecedores correspondentes. 

Este é apenas um pequeno conjunto de exemplo práticos na utilização de técnicas baseadas em Inteligência Artificial que nos ajudaram a resolver requisitos comerciais específicos, fornecendo soluções eficientes e flexíveis que as abordagens tradicionais não conseguiriam endereçar ou o fariam de forma ineficiente.

get to know us better

O Nosso Contributo

Ao longo dos últimos 15 anos a Expedita ouviu, trabalhou e inovou na utilização das Tecnologias de …

Produtos e Serviços

Disponibilizamos atualmente um conjunto de plataformas tecnológicas prontas a utilizar que consolid…

Inovação

Com forte ligação ao meio académico e científico, alicerçados em parcerias de inovação trans-europe…

Sobre Nós

A "Expedita - Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação, Lda" é uma empresa criada em 1996 co…